O período de declaração do Imposto de Renda 2025 já começou e os contribuintes têm até o dia 30 de maio para acertar as contas com a Receita Federal.
Para quem recebeu alguma herança no último ano, o processo pode ser complexo em comparação às declarações de rendimentos convencionais.
De modo geral, não há muito segredo. Todos os valores herdados devem ser informados na ficha “Bens e Direitos” com o código correspondente à natureza do bem herdado.
Se o contribuinte tiver realizado a venda do bem herdado, o lucro com a operação também deve ser declarado para a receita federal.
A diferença é que, ao contrário da herança, o ganho de capital – que corresponde à diferença entre o valor de venda e o valor declarado no inventário – está sujeito à tributação que varia de 15% a 22,5% sobre o lucro obtido.
Em caso da não declaração dos rendimentos sobre a venda do bem, o contribuinte está sujeito a uma multa de até 150% do imposto devido, além de juros e possibilidade de abertura de procedimento fiscal.