Imposto de Renda 2025: como declarar ETFs? Veja passo a passo

Saldo do ETF de renda fixa

Para declarar o saldo do ETF de renda fixa, acesse a ficha “Bens e Direitos” e selecione o grupo 07 (Fundos) e escolha o código 08 (Fundos de Índice de Renda Fixa (ETFs).

Não esqueça de preencher o CNPJ da instituição financeira ou banco. No campo "Discriminação", escreva o nome ETF e o número de cotas.

No campo “Situação 31/12/2023”, deixe zerado se não tinha ETFs no ano retrasado. Se tinha, mantenha o valor informado na declaração passada. No campo “Situação em 31/12/2024”, é preciso somar o valor de aquisição das cotas do ETF com os custos de corretagem.

Saldo do ETF de renda variável

Acesse a ficha “Bens e Direitos”, selecione o grupo 06 (FIP – Entidade de investimento, FIDC – Entidade de investimento sem tributação periódica (come-cotas), ETF – Entidade de investimento – Lei 14.754/2023) e siga os mesmos passos citados acima.

Rendimentos do ETF

Agora, para declarar os rendimentos, selecione a ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva” e escolha o código 6 (Rendimentos de aplicações financeiras).

Lucros e prejuízos do ETF

Vá na aba "Renda Variável" e selecione a opção "Operações Comuns/Day trade". Clique em "Mercado à vista – Ações" e preencha os meses no qual vendeu ETFs, indicando lucro ou prejuízo.

Por fim, acesse o quadro “Consolidação do Mês”, preencha o campo de IR retido na fonte e o imposto que foi pago via Darf naquele mês para que esses valores sejam abatidos do total de imposto devido.