Incluir dependentes sem atender aos critérios da Receita Federal pode gerar cobrança de imposto e multa. Além disso, esquecer de declarar os rendimentos dos dependentes também pode resultar em inconsistências.
Não se deve esquecer de informar rendimentos isentos (como bolsas de estudo ou pensão alimentícia recebida por filhos declarados como dependentes). Apesar da isenção, eles devem constar na declaração — e a omissão pode gerar malha fina.
Gastos com saúde são dedutíveis, mas somente se houver nota fiscal e se forem feitos com profissionais e instituições reconhecidos. Pagamentos a nutricionistas, por exemplo, só são aceitos se estiverem incluídos na fatura hospitalar.
Um erro cometido por alguns contribuinte é optar pelo modelo completo sem comparar com o modelo simplificado. Se você tem poucas despesas dedutíveis, pode estar perdendo dinheiro — o simplificado aplica um desconto automático de 20% sobre os rendimentos tributáveis (limitado a R$ 16.754,34 em 2025), o que pode ser mais vantajoso.