O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou no dia 17 de março e terminará em 30 de maio.
Um dos fatores que impactam diretamente o valor do imposto é a possibilidade de deduzir determinados gastos. Filhos ou outros dependentes, por exemplo, além disso, despesas com planos de saúde, educação e pensão alimentícia são consideradas no cálculo.
A possibilidade de deduzir despesas com pets no Imposto de Renda tem sido tema de debate no Congresso Nacional, mas, até o momento, a Receita Federal não aceita que gastos com clínicas veterinárias, creches para animais ou alimentação sejam abatidos.
Atualmente, o sistema tributário brasileiro só aceita a dedução de despesas médicas relacionadas ao próprio contribuinte e seus dependentes.
Podem ser deduzidos da base do cálculo gastos de até R$ 3.561,60 por pessoa em estudo; Os contribuintes que possuem plano de previdência do PGBL; As doações para fundos municipais ou estaduais e as contribuições para os programas de incentivo nacional.
No entanto, projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal propõem a inclusão dessas despesas entre os gastos passíveis de abatimento.