Em 2025, a Receita Federal antecipou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. O órgão espera receber 46,2 milhões de declarações do IR este ano.
Agora, a declaração começa no dia 17 de março, às 8h00, e vai até 30 de maio, às 23h59 no horário de Brasília. Essa alteração foi feita porque o dia 31 cai em um sábado, o que motivou a antecipação da data de término para um dia útil, o dia 30 de maio.
Além disso, a declaração segue o seguinte cronograma: em 17 março o programa PGD da Receita Federal estará disponível para preenchimento das informações financeiras e em 1º de abril a versão pré-preenchida estará aberta.
Com o prazo de envio da declaração até o final de maio, a distribuição da restituição ocorrerá em 5 lotes, com início em 30 de maio e finalização em 30 de setembro.
Também há alterações nos códigos de preenchimento, na plataforma “Meu Imposto de Renda" e na ordem de prioridade da fila de restituição, que agora inclui o pagamento via Pix como critério de desempate. Acesse a reportagem e descubra todas as regras novas do IR 2025.