O prazo para prestar a declaração do Imposto de Renda 2025 vai até o dia 30 de maio. Na hora de preencher o documento, o contribuinte precisa estar atento a cada informação para não cair na chamada "malha fina".
A malha fina é um procedimento de verificação de informações que a Receita Federal pede para o contribuinte. Ela acontece quando há divergências entre os dados que o contribuinte enviou e os dados informados por fontes pagadoras, como empresas, INSS e hospitais.
Caso você caia na malha fina, vai ter de apresentar os documentos que comprovam os valores que lançou na declaração de rendimento.
Essa apresentação dos documentos é feita dentro do próprio sistema da Receita em que você foi intimado a apresentar os documentos.
Há duas opções de apresentação: marcando um horário no sistema para levar os documentos presencialmente ou apresentando a documentação escaneada. Se você caiu na malha fina, apresente a documentação o quanto antes.
Se tiver ocorrido um erro na declaração, a Receita Federal concederá um prazo para que a retificação seja feita. Se a correção resultar em um aumento do imposto devido, será gerado um valor complementar a ser pago.