A declaração do Imposto de Renda 2025 pode ser enviada a partir de 17 de março às 8h. O prazo final para a entrega é 30 de maio às 23h59.
No ano passado, o prazo havia começado em 15 de março e terminado em 31 de maio. Em 2025, no entanto, a Receita preferiu antecipar a data final de entrega, porque o dia 31 cai em um sábado.
A declaração pré-preenchida, que já vem com informações fornecidas por terceiros, só estará disponível a partir de 1º de abril. Portanto, quem deseja utilizá-la precisará aguardar até essa data.
A nova versão da plataforma Meu Imposto de Renda estará disponível a partir de 1º de abril - então quem quiser utilizá-la precisará aguardar um pouco mais. A ferramenta poderá ser acessada no portal e-CAC, assim como no aplicativo e no site da Receita Federal.
Declarar o Imposto de Renda com antecedência ajuda a evitar erros no preenchimento e a garantir que nenhuma informação seja omitida. Além disso, quem entrega mais cedo tem prioridade no recebimento da restituição.
Entregar a declaração fora do prazo estipulado pode gerar uma multa de 1% ao mês sobre o valor do IR devido. A penalidade, no entanto, começa em R$ 165,74 e pode chegar ao máximo de 20% do imposto declarado.
Depois de reunir os documentos necessários, o contribuinte pode preencher o documento no Programa Gerador da Declaração (PGD) ou na ferramenta Meu Imposto de Renda.