Até 21 anos de idade. Até 24 anos, se ainda estiver cursando ensino superior ou escola técnica de 2° grau. De qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho.
Também pode ser considerado dependente no Imposto de Renda o cônjuge ou companheiro com quem o contribuinte tenha filhos ou que conviva há mais de cinco anos.
Até 21 anos, desde que o contribuinte detenha a guarda judicial. Até 24 anos, se ainda estiver cursando ensino superior ou escola técnica de 2° grau, desde que o contribuinte tenha detido a guarda judicial até os 21 anos. De qualquer idade, quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho.
Se no ano-calendário, tiverem recebido rendimentos, tributáveis ou não, até o limite de isenção, calculado pela tabela mensal e ajustado pelo número de meses (caso de saída do país).
Outro grupo que pode ser considerado dependente são pessoas até 21 anos, que o contribuinte crie e eduque, desde que detenha a guarda judicial.
Também são dependentes no Imposto de Renda os tutelados e curatelados absolutamente incapazes, para os quais o contribuinte seja tutor ou curador.