Começo do ano chegou e uma das preocupações dos brasileiros é a de prestar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal. Na hora de preencher, entretanto, pode surgir a seguinte dúvida: quem se encaixa como dependente na minha declaração?
Dependentes são pessoas que têm suas despesas, como alimentação, saúde ou educação, sustentadas pelo declarante. Veja a seguir quem se encaixa na categoria de dependentes:
São dependentes filhos ou enteados de até 21 anos de idade, ou até 24 anos se estiverem cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau.
Cônjuge ou companheiro (a), independente do gênero ou orientação sexual, também podem ser classificados como dependentes. Inclui aqueles com quem o contribuinte tenha um filho ou que conviva há mais de cinco anos.
Filho ou enteado em qualquer idade que possui alguma incapacidade física ou mental.
Irmãos, netos ou bisnetos com até 21 anos que estão sob sua responsabilidade, ou até 24 anos se estiverem estudando, desde que o contribuinte tenha detido a guarda judicial até os 21 anos.
Pais, avós ou bisavós que tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, até o limite de R$22.847,76 no ano.
Menores de 21 anos que o contribuinte crie e eduque e que esteja sob sua guarda judicial.
Incluir dependentes na declaração ajuda reduzir a base tributável do contribuinte. Dessa forma, você pode ou pagar menos imposto ou ter uma restituição de valor maior. Cada dependente pode reduzir a base de cálculo em aproximadamente R$ 2.275,08.