A Receita Federal divulgou recentemente informações importantes sobre a declaração do Imposto de Renda 2025, trazendo novidades que podem facilitar o preenchimento e acelerar a restituição para alguns contribuintes.
Para tornar o processo mais simples, a Receita explicou que disponibiliza uma opção de declaração pré-preenchida.
O acesso a essa ferramenta só estará liberado a partir de 1º de abril, devido a ajustes internos e reflexos da greve dos servidores do órgão.
Com o modelo algumas informações já estão incorporadas no sistema, permitindo que o contribuinte tenha acesso antecipado a dados essenciais para a declaração.
Informações pessoais; Rendimentos e pagamentos reportados através da DIRF, DIMOB, DMED e Carnê-Leão; Dados sobre contribuições a planos de previdência privada…
Atualização de saldos em contas bancárias e fundos de investimento; Registros de imóveis adquiridos no período; Doações efetuadas ao longo do ano; Declaração de criptoativos e ativos financeiros no exterior.
Para acessar a versão pré-preenchida, o contribuinte precisa possuir uma conta no sistema gov.br com nível de segurança prata ou ouro.