Imposto de Renda 2025: saiba como emitir o extrato do INSS

Extrato do Imposto de Renda

O extrato do Imposto de Renda também conhecido como Informe de Rendimento é um documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e empresas que apresenta os valores dos benefícios recebidos pelo contribuinte no ano anterior.

Acesso ao Extrato

Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS já têm acesso ao informe de rendimentos necessário para a Declaração do Imposto de Renda de 2025.

Leia mais

Por que o documento é importante?

Ele é essencial para quem precisa declarar aposentadorias, pensões ou outros auxílios do INSS.

Como solicitar o extrato ao INSS?

O pedido do extrato pode ser feito por meio da internet. Veja o passo a passo: 1. Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS; 2. Faça login; 3. No campo “Do que você precisa?”, digite “extrato de imposto”; 4. Clique na opção correspondente e selecione “Baixar PDF”.

Só o INSS envia o extrato?

Não, além do INSS, empresas, bancos e corretoras também têm a obrigação de fornecer esse documento aos contribuintes. O mesmo deve ser enviado ao cliente ou disponibilizado por meio do aplicativo ou canais de comunicação.

O que fazer caso não receba o extrato?

Se o contribuinte não receber o informe de rendimentos, o primeiro passo consiste em entrar em contato com a área de recursos humanos da empresa ou, no caso de uma instituição financeira, procurar o gerente do banco.

Matéria completa