O Imposto de Renda é um tributo federal descontado diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores. Ao final de cada ano, os contribuintes precisam acertar as contas com a Receita Federal, podendo receber restituição ou quitar valores adicionais.
Um dos fatores que impactam diretamente o valor do imposto é a possibilidade de deduzir determinados gastos. Filhos ou outros dependentes, por exemplo, além disso, despesas com planos de saúde, educação e pensão alimentícia são consideradas no cálculo.
A Receita Federal permite que valores pagos a médicos — incluindo terapeutas — de diversas especialidades, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e hospitais sejam integralmente declarados e abatidos da base de cálculo do imposto.
Além dos gastos próprios, os contribuintes também podem deduzir despesas médicas feitas em nome de seus dependentes informados na declaração.
Outros procedimentos de saúde, como exames laboratoriais, serviços de imagem, próteses ortopédicas e dentárias, além de aparelhos ortopédicos, também entram na lista de deduções permitidas pela Receita.
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou no dia 17 de março e terminará em 30 de maio.