A Receita Federal confirmou que o 4º lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 será pago nesta sexta-feira (29). A quantia será depositada automaticamente na conta bancária ou chave Pix.
A restituição ocorre quando o contribuinte declara corretamente seus rendimentos e descontos e, após análise da Receita, verifica-se que ele pagou mais imposto do que o necessário ao longo do ano. Esse valor excedente é devolvido, com correção monetária.
A consulta ao 4º lote pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda” > “Consultar restituição”. É necessário informar CPF, data de nascimento e o ano da declaração.
Contribuintes com prioridade legal tem prioridade no recebimento dos valores são: idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência, professores cuja principal fonte de renda seja o magistério e quem usou a declaração pré-preenchida ou escolheu receber por Pix.
Conforme a Agência Brasil, um total de 1.884.035 declarantes será contemplado com R$ 2,92 bilhões em restituições. De acordo com a Receita Federal, a maior parte dos recursos será direcionada aos contribuintes sem prioridade.
Caso o valor da restituição não seja creditado na conta informada na declaração, por exemplo, se a conta tiver sido encerrada ou estiver com dados incorretos, o contribuinte poderá resgatar a quantia diretamente no Banco do Brasil.