A declaração do Imposto de Renda costuma ser um processo burocrático e na hora do preenchimento, podem surgir algumas dúvidas, como a diferença entre dependentes e alimentados.
Dependentes são pessoas que têm suas despesas financeiras sustentadas pelo declarante, como saúde ou educação. Eles podem ser filhos, esposa ou marido, irmãos, netos, entre outros.
Alimentandos são aqueles para quem o declarante paga pensão alimentícia judicial, seja um filho, ex-cônjuge ou ex-companheiro.
Uma pessoa que recebe pensão não deve ser colocada como dependente na mesma declaração, pois os descontos para cada categoria são diferentes.
Incluir dependentes na declaração permite reduzir a base tributável do seu Imposto de Renda. Assim você consegue ou diminuir o valor do imposto a ser pago ou aumentar o valor da sua restituição.
Cada dependente adicionado pode reduzir a base de cálculo em aproximadamente R$ 2.275,08. Mas é importante lembrar que o dependente não pode ser informado na declaração de outra pessoa.
Se os pais forem separados, por exemplo, o filho dependente deve constar como dependente na declaração daquele que tem a guarda.