O Imposto de Renda é um tributo que pessoas físicas e jurídicas devem pagar ao governo federal todos os anos. O valor a ser pago muda conforme a renda de cada indivíduo. Aqueles que recebem mais, pagam mais.
No caso das pessoas físicas, devem declarar renda todas que receberam mais de R$ 30.639,90 no ano-base; operam na bolsa de valores; são proprietárias de bens que totalizam mais de R$ 300 mil, venderam algum imóvel no ano anterior, entre outros.
CLTs que recebem acima de dois salários mínimos têm o Imposto de Renda descontado todo mês do salário. Nesse caso, todo ano é obrigatório realizar uma declaração à Receita, para saber se o cidadão está pagando mais ou menos imposto.
No caso da pessoa jurídica, a alíquota é incidida sobre o lucro da empresa, que pode ser presumido, real ou arbitrado, dependendo da atividade e dimensão da instituição. A alíquota do IRPJ é de 15% sobre o lucro.
Além de ser obrigatória a declaração para aqueles que se enquadram nas regras, o Imposto de Renda é uma forma do governo conhecer como está a evolução do patrimônio dos brasileiros e quais são seus bens.
Além disso, o dinheiro arrecadado é usado em manutenção e melhorias na gestão pública e nos serviços oferecidos pelo Estado, como em investimentos na educação, saúde e saneamento básico.