O Imposto de Renda é um imposto que os cidadãos devem pagar ao governo. Apesar de obrigatório, a burocracia no preenchimento dos dados pode causar desânimo. Por isso, confira 5 vantagens de fazer a declaração:
A primeira vantagem é a possibilidade de recuperar valores que foram retidos no ano. A restituição ocorre em casos em que o valor recolhido tenha sido maior do que o necessário. Também quando o contribuinte informe despesas que justifiquem a devolução.
Quando você declara o imposto, analisa todas as movimentações financeiras feitas no ano anterior, como investimentos, gastos e dívidas. Essa organização revela sua saúde financeira, pois mostra quanto você ganhou, quanto economizou e a evolução de bens.
A declaração do imposto de renda pode servir como um documento comprobatório de renda, uma vez que no documento são inseridas informações de recebimentos que a pessoa obteve no último ano.
A declaração traz um panorama do seu patrimônio líquido ao longo dos meses e anos. O patrimônio líquido representa a riqueza da empresa, obtida pela diferença entre bens e direitos. Se seu patrimônio tem aumentado, você está indo bem.
Quando você faz a declaração, seu perfil financeiro entra na base de dados do Banco Central. Isso facilita você a conseguir empréstimos ou financiamentos com empresas, pois a instituição já terá acesso ao seu perfil e oferecerá produtos personalizados.