Dependentes são pessoas que o contribuinte sustenta. Estão inclusos filhos e enteados de até 21 anos; companheiro ou cônjuge o qual o contribuinte tenha um filho ou mora há mais de 5 anos; irmãos, netos ou bisnetos de até 21 anos sob guarda do contribuinte, etc.
Uma das vantagens de incluir dependentes na declaração é a possibilidade de reduzir a sua base tributável. Assim, ou você paga menos imposto ou possui uma restituição de valor maior pela Receita Federal.
Cada dependente incluído pode reduzir a base de cálculo em aproximadamente R$ 2.275,08. Veja a seguir o passo a passo de como incluir dependentes na declaração:
É importante que todos os dependentes a serem incluídos tenham um CPF válido. Este é um requisito obrigatório para a inclusão na declaração de Imposto de Renda.
Separe os documentos que comprovem a relação de dependência, como certidões de nascimento ou documentos que atestem a guarda judicial, além de comprovantes de pagamentos, como de despesas de saúde ou educação.
Certifique-se que você está colocando todas as informações do dependente de forma clara e precisa. Além dos dados pessoais e gastos que tem com ele, informe os rendimentos recebidos pelo dependente, se houver.
Se no período de um ano, o dependente passou a ter renda própria que obrigue a entrega de declaração de Imposto de Renda, ele deve fazê-la separadamente. Ainda assim, você pode incluir os períodos em que ele foi seu dependente em sua declaração.