O governo federal antecipou o pagamento do 13º salário (também chamado de abono natalino) para 34,2 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O montante antecipado foi dividido em duas parcelas: a primeira, de 50% será paga junto com o benefício de abril, entre 24 de abril e 8 de maio; a segunda parcela, os outros 50%, serão pagos junto com o benefício de maio, entre 26 de maio e 6 de junho.
O governo justifica a antecipação como uma forma de aliviar as despesas dos beneficiários, permitindo que possam pagar contas e, ao mesmo tempo, contribuir para o aquecimento da economia. A medida movimentará cerca de R$ 73,3 bilhões no Brasil.
Para saber exatamente quando o contribuinte receberá a antecipação do 13º salário do INSS, será necessário verificar o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador — aquele que aparece após o traço.
Segundo o Ministério da Previdência Social, existem duas formas de consultar o extrato de pagamentos do INSS: pelo site ou aplicativo “Meu INSS” ou pelo número de telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.