Em meio a uma crescente preocupação com a segurança financeira dos aposentados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou novas normas para a contratação de empréstimos consignados, buscando reforçar a proteção dos beneficiários.
A atualização, estabelece que todos os beneficiários que desejarem obter essa modalidade de crédito deverão passar por um processo de autenticação biométrica, sem distinção do tempo em que recebem os pagamentos.
A iniciativa, liderada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, visa reduzir fraudes e proteger os recursos dos aposentados, que há anos enfrentam golpes financeiros relacionados ao crédito consignado.
A autenticação da identidade do beneficiário por meio de reconhecimento facial, pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, ou diretamente no site do instituto.
Com as novas medidas, o INSS espera reduzir as fraudes e melhorar a segurança financeira dos aposentados e pensionistas, que muitas vezes são alvos de golpes que resultam em altos prejuízos.
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão solicitar a devolução de valores descontados de forma irregular diretamente pelo aplicativo Meu INSS. Saiba mais na matéria do E-Investidor.