Fraude no INSS: como acessar o extrato no Meu INSS e checar se você foi vítima

Operação mira fraudes do INSS

Na quarta-feira (23), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Sem Desconto, que investiga descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS por organizações da sociedade civil.

Governo suspende acordos

Após a operação, o governo suspendeu todos os acordos de cooperação técnica que permitiam retiradas mensais por organizações da sociedade civil. Mesmo assim, é recomendado que o segurado exclua o desconto.

Segurado pode cancelar descontos ilegais

O aposentado ou pensionista do INSS afetado por fraudes, com descontos indevidos por associações, pode suspender a retirada do dinheiro. Todo o processo pode ser feito digitalmente, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site de mesmo nome.

Veja como consultar o extrato

Antes de solicitar a suspensão, o segurado deve consultar o extrato do INSS. Para isso, basta abrir o aplicativo ou acessar o site oficial, fazer login com CPF e senha do Gov.br, clicar em “Extrato do benefício” e verificar os descontos.

Identificou cobrança indevida?

Ao constatar eventuais descontos associativos não autorizados, o aposentado ou pensionista deve pedir a exclusão da retirada.

Leia mais