Desde terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou notificações pelo aplicativo Meu INSS, alertando sobre a existência de eventuais descontos de associações ou entidades conveniadas.
A partir desta quarta-feira (14), beneficiários do INSS poderão solicitar a devolução de valores descontados de forma irregular diretamente pelo aplicativo Meu INSS.
Os segurados que receberem a notificação e constatarem descontos não autorizados deverão indicar, a partir do dia 14, se reconhecem ou não a cobrança.
Caso não reconheçam, poderão solicitar o reembolso diretamente pelos canais digitais do INSS ou pela central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Após a solicitação, o sistema acionará automaticamente a entidade responsável pelo desconto, que terá um prazo de até 15 dias úteis para comprovar a regularidade da cobrança ou providenciar a devolução do valor.
O presidente do INSS reforçou que não será necessário apresentar documentos ou preencher formulários extras para abrir o pedido.