INSS libera pedido de reembolso para descontos indevidos; saiba como solicitar

Notificação aos beneficiários

Desde terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou notificações pelo aplicativo Meu INSS, alertando sobre a existência de eventuais descontos de associações ou entidades conveniadas.

Liberado pedido reembolso

A partir desta quarta-feira (14), beneficiários do INSS poderão solicitar a devolução de valores descontados de forma irregular diretamente pelo aplicativo Meu INSS.

Como irá acontecer o reembolso?

Os segurados que receberem a notificação e constatarem descontos não autorizados deverão indicar, a partir do dia 14, se reconhecem ou não a cobrança.

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O que fazer se não reconhecer?

Caso não reconheçam, poderão solicitar o reembolso diretamente pelos canais digitais do INSS ou pela central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O que acontece depois?

Após a solicitação, o sistema acionará automaticamente a entidade responsável pelo desconto, que terá um prazo de até 15 dias úteis para comprovar a regularidade da cobrança ou providenciar a devolução do valor.

Preciso de algum documento?

O presidente do INSS reforçou que não será necessário apresentar documentos ou preencher formulários extras para abrir o pedido.

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