O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou por 60 dias o prazo para o saque da antecipação da renda mensal de benefícios assistenciais destinada às famílias gaúchas afetadas pelas enchentes que atingiram o estado em maio de 2024.
Com a medida, os beneficiários do INSS têm agora até o dia 30 de maio para retirar os valores nas instituições financeiras onde habitualmente recebem os pagamentos.
A ação irá beneficiar aproximadamente 130 mil famílias residentes em municípios do Rio Grande do Sul que decretaram estado de calamidade pública.
A antecipação é voltada para os gaúchos afetados pelas enchentes de 2024, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência, além daqueles que têm renda mensal vitalícia por idade ou incapacidade.
O valor disponibilizado corresponde a uma mensalidade do benefício a que o cidadão teria direito na data do evento climático.
O pente-fino do INSS, que já estava em andamento desde o ano passado, visa otimizar os gastos públicos e abrir espaço no orçamento federal, e a análise permanece em andamento. Confira quem pode ser convocado pelo instituto na matéria do E-Investidor.