Qual investimento é isento de imposto de renda?

Boa parte dos investidores fica de olho na valorização de seus ativos, mas acaba se esquecendo que muitos ganhos acabam diminuindo bastante por conta de taxas de administração e imposto de renda.

Pelo menos no caso do IR, entender quais ativos são isentos do imposto pode ajudar na seleção de ativos da carteira e melhorar sua rentabilidade. Confira então 9 investimentos que não pagam IR..

Caderneta de Poupança

O investimento clássico. Simples e fácil de aplicar e resgatar, a poupança é isenta de IR, mas tem como principal desvantagem a baixa rentabilidade.

Debêntures incentivadas

São títulos de dívida emitidos por empresas para financiar seus planos de expansão. Por bancarem projetos de infraestrutura de interesse do governo, tem seus ganhos isentos do imposto de renda.

LCI e LCA

Semelhantes à debêntures, essas letras de crédito emitidas por bancos financiam empreendimentos imobiliários e do agronegócio, dois setores igualmente considerados chave pelo governo e livres de impostos.

LCD

A caçula das letras de crédito, as LCD são emitidas por bancos de fomento para financiar projetos de desenvolvimento em infraestrutura, inovação e indústria.

CRI e CRA

Primos das LCs, os certificados de recebíveis são títulos de renda fixa que igualmente captam recursos para construção de imóveis e projetos agropecuários. A diferença é que são emitidos por uma securitizadora.

Valorização na Bolsa

Se seus ganhos com a valorização e venda em ações e FIIs se limitarem a no máximo R$ 20 mil por mês, você está isento de IR. Passou disso, você será taxado.

Dividendos

A valorização em si dos fundos investimentos imobiliários (FII) e ações não são isentos de IR, mas os dividendos recebidos o são, daí serem tão populares entre alguns investidores.

Lembre-se no entanto que a isenção de IR é apenas um fator na hora de formar sua carteira, devendo ficar de olho também nos ganhos líquidos, perfil de investidor e liquidez e prazos de investimento.

Leia mais