Em março de 2025, o IPCA registrou uma alta de 0,56%, acumulando 5,48% nos últimos 12 meses, ultrapassando a meta estabelecida pelo governo. A inflação do grupo de alimentação e bebidas teve um aumento de 1,17% no mês.
Com o aumento constante no preço dos alimentos, o iogurte tem pesado no bolso do consumidor. Mas há boas notícias: é possível continuar consumindo esse alimento tão nutritivo e versátil com alternativas mais econômicas. Veja três soluções práticas:
Se você consome iogurte com frequência, essa opção pode representar uma boa economia. Com apenas um litro de leite e um potinho de iogurte natural sem açúcar, você consegue produzir um litro inteiro de iogurte caseiro.
Para quem busca uma alternativa rápida e nutritiva, a clássica vitamina de frutas pode cumprir muito bem esse papel. Com leite (ou bebida vegetal), frutas da estação, aveia ou chia, é possível obter uma bebida cremosa, rica em fibras, vitaminas e minerais.
Outro substituto econômico e saudável é a coalhada, que também pode ser feita em casa com leite e iogurte, mas com uma textura diferente, mais leve e ideal para quem gosta de sabores mais suaves.
Com a inflação dos alimentos impactando diretamente o bolso dos brasileiros, economizar na feira ou no supermercado virou quase uma missão. Mas há uma dica simples que pode ajudar: optar por frutas da estação. Veja na matéria do E-Investidor.