Todo começo de ano, proprietários de imóveis começam a se organizar para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Uma das opções mais vantajosas para os contribuintes é a utilização dos créditos acumulados através do “CPF na Nota”.
Esse programa é um incentivo do governo para que os consumidores solicitem a emissão de notas fiscais durante a compra de produtos ou serviços. Além de oferecer recompensas ao consumidor, combate a sonegação fiscal, aumentando a arrecadação de tributos.
Ao pedir a inclusão do CPF na nota, o consumidor acumula créditos que podem ser convertidos em benefícios, como descontos em impostos, sorteios de prêmios ou até devolução de parte do valor pago em compras, dependendo do estado ou município.
No Rio de Janeiro é o programa Nota Carioca que permite aos cidadãos acumularem créditos ao solicitarem a inclusão do CPF na hora da emissão de notas fiscais. Esse crédito pode ser utilizado para abater parte do valor do IPTU do ano seguinte.
Proprietários de imóveis no município do Rio de Janeiro, que tenham cadastro no “Nota Carioca”, podem transferir seus créditos acumulados para o abatimento do IPTU, que pode chegar a 100% do valor, dependendo do crédito acumulado. O prazo termina em 30 de novembro.