Em São Paulo, uma das alternativas para reduzir o valor do imposto é a utilização dos créditos acumulados no Programa Nota Fiscal Paulista.
A resposta é, não! Infelizmente, o prazo para a utilização dos créditos da Nota Fiscal Paulista no pagamento do IPVA de 2025 terminou em outubro de 2024.
Para aderir à modalidade, é necessário que o contribuinte realize a opção no sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo dentro desse período. Quem não fez a solicitação a tempo não poderá utilizar os créditos para o abatimento do imposto neste ano.
Acesse o sistema da Nota Fiscal Paulista; Insira login e senha; Localize a opção “Utilizar Créditos”; selecione “Pagamento de IPVA”; Informe o número do Renavam e clique em “Verificar”. Por fim, confirme os dados e indique o valor dos créditos que deseja utilizar.
O programa permite que os consumidores cadastrados utilizem os créditos gerados por suas compras, em que pediram a inclusão do CPF na nota fiscal. Vale ressaltar que somente é possível pedir o abatimento do valor do IPVA caso o veículo esteja registrado no mesmo CPF do titular dos créditos.