Os proprietários de veículos devem se preparar para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025.
A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) introduziu em 2023 uma alternativa que promete facilitar a vida dos contribuintes: o pagamento do IPVA por meio do sistema de transferências instantâneas Pix.
A modalidade permite que o IPVA seja pago através de um QR Code gerado no portal da Sefaz-SP, onde o contribuinte precisa informar os dados do veículo. O código gerado tem validade de 15 minutos e, após esse período, é necessário emitir um novo para concluir o pagamento.
Com o uso de aplicativos bancários ou de instituições financeiras, a leitura do QR Code direciona o pagamento para a conta da “Secretaria da Fazenda e Planejamento” no Banco do Brasil, vinculada ao CNPJ 46.377.222/0003-90.
Acesse a página do IPVA no portal da Sefaz-SP; Insira seu login e senha do gov.br; Informe os dados do veículo; E gere o código QR, com validade de 15 minutos.
A Sefaz-SP alerta que não envia QR Codes por meio de mensagens ou outros canais de comunicação. A geração do código é uma responsabilidade exclusiva do cidadão, devendo ser feita diretamente no site oficial da secretaria.
Apesar da inovação, os métodos tradicionais para o pagamento do imposto permanecem disponíveis. É possível quitar o IPVA utilizando o RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) em agências bancárias, casas lotéricas, e também por meio de débito automático ou cartão de crédito em empresas credenciadas.