Golpe eletrônico do pagamento de IPVA 2025: como evitar?

Criminosos estão criando sites falsos que imitam os oficiais dos bancos ou do governo. Aprenda a identificar a fraude

O calendário de pagamento do IPVA 2025 dos Estados já está disponível para os donos de veículos. Mas, além de orientar os contribuintes sobre valores, datas e formas de pagamento, está sendo utilizados por criminosos para aplicar golpes.

Sites falsos prometem descontos no pagamento do IPVA, buscando atrair os contribuintes. Os links falsos são divulgados por e-mails, SMS, redes sociais e até via anúncios patrocinados no Google e nas redes sociais.

Os golpistas também conseguem roubar dados bancários e pessoais, que podem ser usados em outras fraudes. Para identificar um site falso, o contribuinte deve verificar a URL (buscando erros de grafia ou elementos suspeitos), evitar sites que solicitem pagamentos antecipados ou que criem urgência para o pagamento, entre outros sinais de alerta.

O que fazer caso já tenha caído no golpe?

Caso o golpe já tenha acontecido, o contribuinte do IPVA pode evitar mais prejuízos ao seguir as práticas a seguir 🠒

Contate imediatamente a instituição financeira para tentar reverter a transação ou bloquear o cartão, e faça um boletim de ocorrência para documentar a fraude.

Notifique a Receita Estadual sobre o golpe para evitar cobranças futuras e pedir orientação sobre o pagamento correto do imposto e, caso tenha fornecido informações sensíveis, fique atento a movimentações suspeitas em contas bancárias ou novos contratos em seu nome.

Quer saber mais dicas sobre o IPVA 2025 e cuidar do seu bolso? Acesse o E-Investidor

Leia mais