Os proprietários de veículos no estado de São Paulo devem se preparar para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025.
O imposto pode ser quitado em cota única, com desconto, ou dividido em 5 parcelas mensais, conforme o calendário de vencimentos divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda.
Neste ano, o valor médio do IPVA sofreu uma redução nominal de 0,57% em comparação a 2024, segundo levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Para veículos com placa final 2, o desconto de 3% é garantido para pagamentos à vista realizados até o dia 14 de janeiro. Os contribuintes que optarem por outras formas de pagamento podem quitar o imposto integralmente em fevereiro, sem desconto, ou dividi-lo em até cinco parcelas, de janeiro a maio, com vencimento fixado no dia 14 de cada mês.
Os caminhões têm um calendário diferenciado. O pagamento integral com desconto pode ser feito em janeiro, enquanto a cota única sem desconto está disponível até abril. Para quem optar pelo parcelamento, o vencimento ocorre entre os meses de março e setembro, também em cinco parcelas.
O não pagamento do IPVA pode gerar multas e juros, para evitar isso é fundamental que os proprietários estejam atentos às datas de vencimento do IPVA 2025.
São Paulo possui cerca de 29,4 milhões de veículos registrados, dos quais aproximadamente 19 milhões estão sujeitos ao pagamento do IPVA. A expectativa de arrecadação do governo paulista para 2025 é de R$ 30,4 bilhões.