IR 2024 na reta final: confira 5 dicas para não perder prazo e cair na malha fina

O prazo final para entrega da declaração do IRPF 2024 – 31 de maio – está chegando ao fim. Se você empurrou com a barriga até agora – como quase metade dos contribuintes –, é melhor se apressar.

A probabilidade de você receber a restituição no primeiro lote está bem reduzida, então priorize fazer uma declaração bem feita para não cair na malha fina. Confira algumas dicas para não estourar o prazo.

Documentos em mão

Tenha informes de rendimentos de bancos e fonte pagadora, notas fiscais, recibos médicos e tudo mais à mão.

Fure a fila

Opte pela declaração pré-preenchida do imposto de renda e por receber via Pix para ter prioridade na fila de restituições.

Ctrl+C, Ctrl+V

Boa parte da declaração do IR é repetir dados do ano anterior, como dados pessoais, CNPJs de fontes pagadoras, escolas, médicos, dentistas e bens e direitos, mas muita atenção no preenchimento.

Não perca o prazo!

Mesmo se estiver faltando algum documento, envie a declaração dentro do prazo e, caso necessário, faça uma retificação posteriormente.

Entre as dores de cabeça que você terá se não entregar a declaração há a possibilidade de consideráveis multas, seu CPF ficar irregular e, com isso, não ter acesso a crédito e renovação de passaporte.

Fuja da malha fina

Não se esqueça de aplicações financeiras, rendimentos extraordinários (herança, venda de bem) e não invente despesas só para aumentar o valor da restituição. A Receita tem meios de checar a veracidade de informações.