Com a chegada do período de declaração do Imposto de Renda 2025, muitos contribuintes se preocupam com a possibilidade de suas declarações serem retidas pela Receita Federal, caindo na chamada malha fina.
A malha fina é uma verificação detalhada da Receita Federal para identificar erros ou divergências na declaração do Imposto de Renda. Quando isso acontece, a restituição pode ser bloqueada.
Sim, é possível. A Receita Federal oferece um sistema digital que permite verificar rapidamente se a declaração está retida.
1º passo: acesse o portal e-CAC. Faça login com sua conta gov.br de nível prata ou ouro; 2º passo: no menu, acesse “Meu Imposto de Renda”; 3º passo: clique em “Pendências de Malha” para verificar se sua declaração está retida e qual o motivo.
Diferenças nos rendimentos declarados; Erros em despesas médicas; Problemas na declaração de pensão alimentícia; Inconsistências no Livro Caixa.
Caso sua declaração caia na malha fina, a Receita Federal permite que o contribuinte corrija os erros por meio da Declaração Retificadora no próprio e-CAC.
Entenda na matéria do E-Investidor, se existe um limite para movimentação financeira que, se ultrapassado, leva automaticamente à malha fina.