Com o início do período de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), muitos contribuintes têm dúvidas sobre como garantir o recebimento da restituição de forma correta e ágil.
Neste ano de 2025, devem prestar contas à Receita Federal as pessoas físicas que, em 2024, receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888,00.
A restituição do IR é o valor devolvido pela Receita Federal ao contribuinte que pagou mais imposto do que o devido ao longo do ano.
Após o envio da declaração e análise da Receita, caso seja constatado que houve pagamento em excesso, o contribuinte entra na lista de restituições, que são liberadas em lotes mensais, de acordo com critérios como data de entrega e prioridade legal.
Uma das novidades dos últimos anos e que permanece válida é a possibilidade de indicar uma chave Pix para receber a restituição. Mas e se essa chave apontar para uma conta que não é mais utilizada? É possível mudar?
Se a chave Pix indicada na declaração for de uma conta que o contribuinte não usa mais, não é necessário retificar a declaração. Segundo o site do Governo Federal, o contribuinte pode alterar a chave Pix para outra conta da qual seja titular.
Se o valor não for creditado, o contribuinte deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil para reagendar o crédito da restituição. Os números para atendimento são: 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades).