IR 2025: veja como declarar pensão alimentícia sem errar

Imposto de Renda (IR) 2025

Com a aproximação do período de declaração do Imposto de Renda (IR) 2025, é fundamental que contribuintes estejam atentos às regras vigentes e a forma correta de realizar a declaração do pagamento da pensão alimentícia, evitando inconsistências.

Pensão alimentícia

Desde 2022, o contribuinte responsável pelo pagamento da pensão alimentícia pode deduzir esses valores na declaração anual, desde que o pagamento seja respaldado por decisão judicial ou escritura pública.

Como declarar a pensão alimentícia corretamente?

Acesse a aba “Pagamentos Efetuados”; selecione o código correspondente ao tipo de pagamento; Informe os dados do beneficiário, no caso de menores de idade, mesmo que o responsável legal receba os valores, os dados do menor devem ser informados.

Matéria completa

Quem recebe também declara?

Além de quem efetua o pagamento da pensão, os beneficiários que recebem a pensão alimentícia devem declarar os valores recebidos na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis“, selecionando o código 28 – “Pensão Alimentícia“.

Lembrete

Se o beneficiário for o titular da declaração, ele deve preencher seus próprios dados nessa seção. Já quando o responsável legal estiver declarando o IR em nome do beneficiário, é necessário incluir o menor como dependente e informar que o rendimento pertence a ele.

Matéria completa

IR 2025: Confira 7 passos simples para declarar

Para quem nunca fez a declaração do Imposto de Renda 2025, o processo pode parecer complexo, mas com organização e atenção, é possível realizá-lo sem dificuldades. Confira na matéria do E-Investidor 7 passos para declarar.

Leia mais

6 dicas para pagar menos na declaração

Além de evitar erros e contratempos, preparar os documentos e avaliar as melhores opções de tributação permite reduzir bastante o imposto devido. Confira 6 dicas essenciais para pagar menos na matéria do E-Investidor.

Leia mais