Você sabia que a data de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física pode influenciar diretamente na rapidez com que você recebe a restituição? Veja como se planejar.
A Receita Federal estabelece uma ordem de prioridade. Primeiramente, contribuintes com 80 anos ou mais, seguidos por aqueles com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou doença grave e professores.
Contribuintes que optam pela declaração pré-preenchida e escolhem receber a restituição via Pix também ganham prioridade no recebimento, após os grupos prioritários por lei.
Após o atendimento das prioridades legais e das opções de declaração pré-preenchida e Pix, a ordem de entrega da declaração passa a ser o critério determinante para o recebimento.
A Receita Federal já divulgou as datas: o primeiro lote será pago em 30 de maio, o segundo em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 29 de agosto e o quinto e último em 30 de setembro.
Além de aumentar as chances de receber a restituição nos primeiros lotes, a entrega antecipada e sem erros da declaração minimiza a possibilidade de cair na malha fina.
É importante desde já organizar seus documentos e escolher a melhor forma de declarar para garantir o recebimento da restituição de forma mais rápida.