Segundo o estudo BrandZ 2024 da consultoria Kantar, divulgado neste mês de março, cresce o comportamento de presentear no Brasil.
A pesquisa apurou que 68% dos brasileiros estão comprando presentes regularmente, em comparação com 50% no início de 2019. Mas, em meio à beleza deste gesto, que armadilhas podem estar escondidas para quem presenteia?
A pesquisa apurou que 68% dos brasileiros estão comprando presentes regularmente, em comparação com 50% no início de 2019. Mas, em meio à beleza deste gesto, que armadilhas podem estar escondidas para quem presenteia?
Há momentos em que o desejo de dar presentes pode tomar um rumo disfuncional, trazendo mais problemas do que alegria. Do ponto de vista psicológico, a compulsão por presentear pode ser disparada quando se espera algo em troca, na tentativa de barganhar afeto, aceitação, admiração ou poder.
A busca por comprar o presente perfeito, a manipulação que pode estar envolvida no ato, o estresse por obrigações sociais e o medo de não atender às expectativas podem transformar o prazer de presentear em uma fonte de ansiedade e de problemas financeiros graves.
De acordo com uma pesquisa conduzida no final de 2023 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil em parceria com a Offerwise, quase 10% dos consumidores entrevistados pretendiam deixar de pagar alguma conta para presentear no Natal e Ano Novo.
Este cenário é um alerta crucial de que, ao presentear, é fundamental manter a consciência sobre as escolhas financeiras. Identificar a compulsão por presentear e manter a saúde financeira requer autoconhecimento e estratégias práticas.
Veja na matéria completa do E-Investidor alguns conselhos úteis para identificar a compulsão por presentear e para manter a saúde financeira.