O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório que atesta que o veículo está em conformidade com as normas de segurança e ambientais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os motoristas de São Paulo que possuem veículos com placas terminadas em 3 e 4 devem ficar atentos: o prazo para pagamento do licenciamento 2025 termina em agosto, segundo o calendário oficial do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Placas finais 1 e 2: julho; Placas finais 3 e 4: agosto; Placas finais 5 e 6: setembro; Placas finais 7 e 8: outubro; Placa final 9: novembro; Placa final 0: dezembro.
A taxa do licenciamento neste ano de 2025 sofreu um reajuste de 4,69% em relação ao ano anterior e passou a custar R$ 167,74 neste ano.
O pagamento do licenciamento pode ser feito de forma simples por meio do Internet Banking, aplicativos de instituições financeiras, agências bancárias e casas lotéricas.
Ao dirigir um veículo com o pagamento do licenciamento vencido, o motorista está cometendo uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, perda de 7 pontos na CNH, além do risco de apreensão do veículo.