6 lições valiosas sobre negócios para aprender com o livro “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham

O livro "O Investidor Inteligente”, do economista Benjamin Graham, é considerado a bíblia dos investidores, pois traz conselhos sobre como investir em ações e na bolsa de valores com segurança. Apesar de ter sido escrito em 1949, as lições da obra continuam atuais.

1. Diferencie investimento de especulação

Graham diz que o bom investidor deve mirar no lucro a longo prazo, isto é, investir em ações de empresas que possuem boa saúde financeira no decorrer dos anos. Quem toma decisões com base nas variações dos preços das ações é especulador, pois foca no curto prazo.

2. Veja os indicadores

Antes de investir nas ações de um negócio, Graham orienta analisar os indicadores dele ao longo dos anos. Ele propõe a análise fundamentalista, que se baseia na avaliação de indicadores econômicos das empresas e não apenas na variação do preço da ação.

3. Utilize a estratégia do “buy and hold”

Que Graham é um defensor de investir com segurança todos nós já sabemos. Aqui, ele destaca a estratégia do "buy and hold”, comprar e segurar, isto é, comprar uma ação e ficar com ela por muito tempo, pois trarão lucro ao decorrer do tempo.

4. Conheça o negócio

Não invista em algo que você não conhece. Antes de comprar ações, pense: o que a empresa faz? Qual é sua receita? Qual seu lucro líquido? Qual o compromisso dela com os dividendos? Mesmo depois de investir, continue acompanhando a empresa.

5. Não seja o seu próprio inimigo

Ao investir, você deve ter duas coisas: estratégia e disciplina. A primeira serve para que você invista nos ativos certo de acordo com seus objetivos, enquanto a segunda ajuda você a não ser emocionado e evitar prejuízos. Tenha controle de suas decisões.

6. Margem de segurança

Aproveite os momentos em que as ações de alto valor estão com preços baixos. Isso ajuda a ter margem de segurança e minimizar os riscos de perda. Essa margem é a diferença entre o preço e o valor de uma ação. Para ter uma boa margem, aplique em uma ação com preço abaixo do valor intrínseco.