Loteca: conheça as curiosidades da antiga loteria esportiva

A Loteca – antigamente conhecida como Loteria Esportiva – é a avó de todos os bets esportivos. Muito popular no passado, pouco a pouco foi perdendo espaço para outros tipos de apostas.

Lançada em 1970, a aposta era simples: entre 13 jogos de futebol (hoje são 14) pelos mais diversos campeonatos Brasil afora, bastava marcar quem ganharia a partida (coluna 1 ou coluna 2) ou empate (coluna do meio).

A Loteca ficou tão popular que “coluna do meio” eternizou os indecisos. Já a expressão “deu zebra” é mais antiga, vinda da Loteria Federal, pois o animal listrado não existia no jogo do bicho e era impossível ser sorteado.

Mesmo assim, a loteria esportiva ajudou a popularizar a expressão “zebra” e muitas pessoas assistiam ao programa Fantástico com Leo Batista, só para acompanhar os resultados da rodada.

Aliás, foi uma zebra que impediu haver ganhadores em um dos primeiros sorteios da loteria, quando o Esportivo de Bento Gonçalves bateu o Grêmio de Porto Alegre. É o mascote do time da serra até hoje.

Era essa combinação de resultados inusitados que levava certos concursos irem de milhares de ganhadores a outros com um único acertador, que se tornavam milionários da noite para o dia. Mas foi exatamente a ganância que ruiu a reputação da Loteca.

A Loteca começou a entrar em decadência em 1982 com uma reportagem da Placar sobre a Máfia das Loterias sobre a manipulação de jogos – envolvendo juízes, jogadores e dirigentes – resultando em prêmios direcionados.

A chegada de novos tipos de sorteio da Caixa, mais fáceis de auditar e mais complexos de manipular, como Loto, Quina, Sena e Mega-Sena, rebaixou de vez a Loteca.