Lula sugere parar de comprar alimentos caros para o preço baixar: isso faz sentido?

Citação polêmica

O presidente Lula sugeriu que a população buscasse produtos mais baratos para driblar a alta dos preços dos alimentos.

Reduzir a inflação

A medida, do presidente, ajudaria a reduzir a inflação do País, que tem sido pressionada pelo grupo de alimentos e bebidas.

O povo é responsável pelo controle da inflação?

“Uma das coisas mais importantes para a gente poder controlar o preço é o próprio povo. Se você vai ao supermercado e desconfia que tal produto está caro, você não compra”, disse às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.

Oferta e demanda

“Se todo mundo tiver consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter de baixar para vender, porque senão vai estragar”.

Reunião com produtores

Lula prometeu uma solução para a alta dos preços e afirmou que, na próxima semana, terá uma reunião com produtores de carne e de arroz para abordar o assunto.

Redução a médio prazo

Por outro lado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o recuo da cotação do dólar frente ao real deve colaborar na redução do preço dos alimentos no médio prazo.