Magalu (MGLU3): por que problema com fornecedores fez ações desabarem?

Magazine Luiza anuncia prejuízo de R$ 35,9 milhões no 4T22

As ações do Magazine Luiza (MGLU3) tiveram uma forte queda com notícias envolvendo distribuidores do varejista e o endurecimento de questões comerciais relacionadas aos fornecedores de seu marketplace.

Em comunicado à CVM (Comissão de Valores Imobiliários) no dia 9 de março, o Magalu informou que está investigando denúncia anônima envolvendo irregularidades em operações e bonificações de fornecedores e distribuidores, o que não estaria em conformidade com as práticas comerciais do Código de Conduta e Ética da empresa.

As ações da varejista chegaram a cair mais de 8% no início do pregão da sexta-feira (10), com investidores atentos a novas notícias desestabilizadoras do varejo como os casos de Americanas e Marisa. No entanto, ela se recuperaram ao longo do pregão, recuando 0,59% a R$ 3,37%.

O fato relevante indica o envolvimento de três distribuidores, que representaram cerca de 3,5% do valor total de compras de produtos do Magalu em 2022.

O Comitê de Auditoria, Riscos e Compliance do Magazine Luiza estaria abrindo uma apuração da denúncia, além de contratar auditores externos independentes para levantar os questionamentos, que podem ter implicações contábeis, legais e de controles internos.

Em paralelo, nos últimos meses a companhia liderada por Luiza Trajano estaria endurecendo as regras de seus parceiros em seu marketplace, ampliando prazos de pagamentos e suspendendo subsídios nos fretes.

Marketplaces são uma plataforma de e-commerce onde diversos ‘lojistas’ utilizam a infraestrutura online de um grande varejista (Amazon, Magalu, Americanas) para alcançar um público consumidor mais amplo. A uniformização de promoções, frete e forma de pagamento são algumas das vantagens.

Por sua vez, esses sites devem garantir aos clientes a procedência e qualidade das mercadorias vendidas (não sendo piratas, falsificadas ou defeituosas), além da devida entrega nos prazos acordados.

Prejuízo no 4o. trimestre

Apesar do aumento de 18,8% nas receitas líquidas, o Magalu anunciou prejuízo de R$ 35,9 milhões no 4o. trimestre de 2022, ante lucro de R$ 93,2 mihões no 4T21.