Mark Cuban, empresário bilionário e rosto conhecido do programa Shark Tank, construiu sua fortuna com visão de negócio e ousadia. No entanto, ele acredita que o fator sorte teve um peso considerável no sucesso que alcançou.
“Qualquer bilionário que diga que conseguiria repetir tudo do início está sendo desonesto. Se o mercado de ações da internet não tivesse decolado bem quando estávamos começando a AudioNet, você nem saberia quem eu era. É assim que as coisas funcionam.”, afirma Cuban ao podcast What Now? With Trevor Noah.
Quando perguntado sobre como reconstruir sua riqueza do zero, usando apenas a experiência que já tem, Cuban apontou três caminhos principais.
“Você pode abrir um fundo de hedge e, com sorte, ter sucesso, depois levantar muito dinheiro. Pode abrir o capital de uma empresa ou criar uma empresa privada e ser comprado. Essas são, de fato, as principais maneiras de alcançar esse nível de riqueza.”, afirma Cuban.
Para atingir o nível bilionário, é preciso encontrar algo que tenha alto poder de escala, uma ideia que possa explodir em valor. Cuban reforça que existem pessoas brilhantes que fazem tudo certo, mas não ficam conhecidas nem atingem esse patamar.
De acordo com Mark Cuban, grandes fortunas nascem geralmente de oportunidades únicas, e para identificá-las, é essencial cultivar a curiosidade e o desejo de aprender.