O Microempreendedor Individual (MEI) é uma pessoa que atua como pequeno empresário e trabalha por conta própria. Algumas atividades incluem cabeleireiros, costureiros, encanadores e donos mercadinhos, por exemplo.
Além da profissão regularizada, o MEI garante uma série de benefícios para os empresários, como aposentadoria, auxílio-doença e maternidade.
Existem mais de 400 atividades permitidas no MEI, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Empreendedores que trabalham com as vendas de produtos também são classificados como MEI, como vendedores de roupas e acessórios; lojas de produtos eletrônicos, lojas de alimentos e bebidas e comércio de materiais de construção.
Além disso, pessoas que revendem produtos de beleza e cosméticos, donos de papelarias de material escolar, donos de pet shop e donos de açougue, também se enquadram na categoria.
Para ser MEI, o empresário deve ter o faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil, não ser sócio de outra empresa e ter apenas 1 funcionário.