O MEI é a formalização de um empreendimento formado por um indivíduo que possui um pequeno negócio próprio. E isso traz várias vantagens para o microempreendedor.
Sendo MEI você tem acesso a benefícios sociais, emissão de notas fiscais e facilidade para pagar impostos e negociar com clientes e fornecedores. Mas como formalizar seu negócio?
Alguns dos critérios para se tornar um MEI é faturar até R$ 81 mil ao ano (ou R$ 6.750 ao mês), não ser dono ou sócio de outra empresa, contratar no máximo um funcionário (com teto de um salário-mínimo) e não ter uma filial.
Existem centenas de ocupações permitidas para ser um MEI, de mágico a mecânico, passando por confeiteiro, costureira e cabeleireira. A lista completa está no site do governo para empreendedores.
A formalização de um MEI é gratuita na abertura e registro da empresa. No entanto, lembre-se que após o início dos negócios é preciso fazer pagamentos mensais para o INSS, com pequenas diferenças dependendo da ocupação.
Todo o procedimento é simples e rápido, não levando mais que alguns minutos. Ele é feito através da opção ‘Formalize-se’ da página ‘Quero ser MEI’ do governo federal.
Sou MEI: eu posso me aposentar pelo INSS?
Entre as muitas vantagens para os MEI estão benefícios sociais como aposentadoria por idade, auxílio-doença e até salário-maternidade.