Boa parte dos investidores novatos tem pressa em ganhar dinheiro e ficar rico. Daí a pergunta clássica: qual é o melhor investimento hoje?
A resposta, obviamente, é que não há nenhum investimento infalível, que garanta alta rentabilidade, uma disparada para lucrar no day trade ou que distribua sólidos dividendos anos a fio.
Há não muito tempo, quem comprou ações do Magazine Luiza parecia um gênio. Quem também imaginou que o halving do bitcoin faria a cripto disparar igualmente pode ter se decepcionado.
A verdade é que todos os investimentos passam por ciclos de altas e baixas, volatilidade por fatores internos (falta de transparência, falcatruas contábeis) e externos (pandemia, guerras, mudanças de hábito).
Ou seja, o patinho feio de hoje, desvalorizado e barato, pode ser o grande destaque daqui há alguns meses. E vice-versa. Por isso é essencial ficar antenado nas notícias do mercado.
Outra dica importante é manter uma carteira de investimentos diversificada, de acordo com seu perfil de investidor, mesclando diversos tipos de ativos, protegendo-se dos humores do mercado e garimpando bons rendimentos de quando em quando.