Uma investigação de grande escala revelou um esquema de fraudes que envolveu descontos associativos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), entidades associativas cobraram indevidamente cerca de R$ 8 bilhões entre 2016 e 2024, lesando milhões de beneficiários.
Ao todo, 41 entidades associativas estão sendo contestadas, todas com histórico de credenciamento junto ao órgão para efetuar descontos diretamente na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas.
Em resposta, o INSS iniciou um processo de notificação aos beneficiários por meio do aplicativo ou site Meu INSS, onde os segurados podem verificar se foram vítimas da fraude e solicitar o reembolso dos valores indevidamente descontados.
De acordo com a Agência Brasil, cerca de 9 milhões de segurados foram notificados sobre a existência desses lançamentos por entidades e associações.
Conforme a entidade, mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do INSS já solicitaram reembolso por descontos não autorizados realizados em seus benefícios por entidades associativas.
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS; No menu principal, clique em “Extrato de benefício”; Escolha o número do benefício que você recebe; Verifique com atenção a lista de descontos informada no extrato.
O INSS reforça que o reembolso pode ser solicitado de forma gratuita e sem prazo final. Os reembolsos podem ser solicitados diretamente pelo aplicativo, site Meu INSS ou pela central de atendimento 135.