O peso da conta de luz no orçamento das famílias brasileiras é um tema recorrente, principalmente porque o Brasil tem a segunda tarifa de energia elétrica mais cara do mundo.
Dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) apontam um aumento de 47% nas tarifas de energia nos últimos cinco anos.
Se a sua conta de luz tem assustado nos últimos meses, saiba que existem várias explicações para isso, desde fatores externos e questões internas. Conheça os casos mais recorrentes:
Equipamentos como ar-condicionado e chuveiro elétrico são grandes consumidores de energia. Deixar aparelhos em stand-by ou usar lâmpadas incandescentes também contribui para o aumento na fatura.
A aplicação das bandeiras tarifárias, definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é um dos fatores que mais influenciam no valor da conta. Durante períodos de seca, por exemplo, o acionamento de usinas termelétricas aumenta o custo da energia, refletindo no preço final.
Problemas no medidor de energia podem levar ao registro incorreto do consumo.
Falhas no sistema de faturamento podem resultar em cobranças abusivas. Sempre revise sua conta e mantenha registros do histórico de consumo.
Conhecendo os maiores vilões e adotar medidas simples que podem aliviar o bolso e reduzir o valor da conta em até 30%. Conheça 12 truques para economizar na conta de luz na matéria do E-Investidor.