6 mitos e verdades sobre o Serasa Score

O Serasa Score é uma pontuação que varia entre 0 a 1000 e indica a probabilidade do consumidor pagar suas contas. A pontuação reflete seu histórico e o momento financeiro. Quanto maior o score, mais chance de conseguir crédito.

Por ser um dos principais parâmetros para conseguir crédito nos bancos, muitas pessoas buscam melhorar sua pontuação de score. Contudo, há alguns mitos e fatos em torno da pontuação. Confira 6:

Colocar CPF na nota fiscal sobe o score

Mito! A inclusão do CPF na nota fiscal não faz parte das informações usadas para o cálculo do Serasa Score. Portanto, colocar ou não o CPF na nota não afeta sua pontuação, embora seja uma prática recomendável.

Consigo financiamento com o Score baixo

Verdade! É mais difícil, porém é possível. O score alto ajuda a obter crédito no mercado, mas a decisão é sempre da instituição financeira. As empresas podem usar outras informações além da pontuação, como o bom relacionamento entre cliente e instituição.

O Score sobe após pagar a dívida

Mito! Pagar as dívidas aumenta sim a pontuação, mas isso pode levar um tempo para que isso ocorra. Não existe uma fórmula mágica para aumentar o Serasa Score, mas manter as contas em dia é o caminho.

Ter renda maior sobe o Score

Mito! Quanto você recebe ou não por mês não afeta diretamente sua pontuação do Serasa Score. O importante são os hábitos financeiros saudáveis, como pagar as contas em dia e evitar o endividamento.

A pontuação não está aberta para qualquer um

Verdade! O Serasa Score é um serviço oferecido pela Serasa para o conhecimento do próprio consumidor e para auxiliar empresas na análise de crédito e tomada de decisão sobre negócios. Outras pessoas não têm acesso ao Serasa Score de terceiros.

Consultar o Serasa Score é grátis

Verdade! Com um cadastro simples é possível conferir o próprio Serasa Score sem sair de casa, quando quiser e, o melhor, sem pagar nada.