Embora muitas pessoas sonhem com uma vida financeira confortável, poucos possuem uma organização financeira. Mas aprender a gerenciar o próprio dinheiro é o primeiro passo para transformar sua vida. Aqui vão cinco razões do analista Eduardo Mira:
Uma pesquisa da Anbima (2023) revelou que 57% dos brasileiros sofrem de alto nível de estresse financeiro. Entre eles, 45% disseram que gastam mais do que ganham.
Ao mapear suas receitas, despesas e hábitos financeiros, você terá maior controle sobre sua vida e mais confiança para enfrentar desafios inesperados.
Quando você está trabalhando e pagando suas contas, é comum não ter um planejamento sólido. Mas e se você perder o emprego ou tiver uma crise inesperada? Quem se planejou tem mais tranquilidade para lidar com cenários de mudança.
Sem um saber de como ganha e gasta seu dinheiro, as decisões tendem a ser improvisadas. É fácil cair no “efeito manada” e seguir o que todos fazem. Mas quando você tem clareza da sua realidade financeira, suas escolhas são para seus objetivos.
Qual seu sonho? Viajar pelo mundo, comprar uma casa? A diferença entre realizar ou não está no planejamento financeiro. Mapear suas metas e passos aumenta suas chances de sucesso. Com um plano claro, você terá mais motivação e foco.
Ao saber para onde seu dinheiro vai, você passa a ter prioridades no seu consumo e as escolhas deixam de ser por motivos aleatórios. Essa mudança não tira sua liberdade, mas te dá mais, pois você começa a gastar com o que realmente importa, sem culpa.