A forma como é medida a multa por excesso de velocidade pode estar prestes a mudar radicalmente no Brasil. Com a crescente implementação de novos radares que calculam a velocidade média em trechos, a velha tática de frear antes do radar fixo pode se tornar obsoleta.
Diferente dos radares fixos, que medem a velocidade em um único ponto, os novos equipamentos monitoram a velocidade média de um veículo ao longo de um trecho específico.
A tecnologia, que já é comum em países como a Itália, funciona com base em uma fórmula simples: Velocidade Média = Distância Percorrida / Tempo Gasto. Ao calcular essa média, o radar consegue identificar com precisão se um motorista está excedendo o limite de velocidade e aplicando a penalidade correspondente.
Sendo assim, se você estiver dirigindo em uma rodovia com um limite de 80 km/h, e levar menos tempo do que o esperado para percorrer um trecho de 10 km, o radar registrará que você estava acima da velocidade média permitida, mesmo que tenha freado antes de passar por ele.
De acordo com o Mobilidade, do Estadão, as multas por excesso de velocidade são classificadas em três categorias, veja a seguir:
Quando a velocidade ultrapassa em até 20% o limite permitido. A multa é de R$ 130,16 e você recebe 4 pontos na CNH.
Quando o excesso de velocidade varia entre 20% e 50% do limite permitido. A multa sobe para R$ 195,23 e você recebe 5 pontos na CNH.
Quando o excesso de velocidade ultrapassa 50% do limite permitido. A multa é de R$ 880,41, você recebe 7 pontos na CNH e pode ter sua carteira suspensa por até 18 meses.
Embora a tecnologia esteja sendo implementada em algumas rodovias do país, os radares de velocidade média ainda não estão gerando multas aos motoristas. Essa fase experimental serve para avaliar a eficácia do sistema e conscientizar os condutores sobre a importância de respeitar os limites de velocidade.