Primeira dica para o consumo consciente: nunca compre nada de impulso. E isso vale para o chocolate no caixa do supermercado, a bolsa em oferta na Black Friday e… um imóvel!
A multipropriedade é a venda de um imóvel para vários donos, que poderão usufruir da propriedade por um tempo determinado, normalmente algumas semanas.
Para quem tem família ou gosta de um determinado destino turístico, as multipropriedades podem caber bem no bolso, garantir férias relativamente baratas ou mesmo ser fonte de renda extra.
Os promotores encantam os futuros compradores com refeições gratuitas, dizendo que as cotas estão acabando, que o valor é promocional e só vale para aquela semana.
Dezenas de investidores compraram cotas no empreendimento hoteleiro Varandas Thermas Park, em Caldas Novas, Goiás. No entanto, o imóvel nunca foi entregue, causando um tremendo prejuízo.
A legislação vigente permite reembolso em caso de arrependimento em contratos feitos, matrículas individuais (que facilitam a revenda da cota) e distratos sem multas em alguns casos.
As multipropriedades podem ser uma ideia interessante, mas atente-se com a liquidez na revenda de cotas, taxas de administração de condomínio e retorno limitado se for considerado como investimento.